quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A leitura que começa antes de abrir o livro


Na hora de escolher seu livro, mesmo sem perceber, você adotou algum(ns) critério(s).
Nos tópicos seguintes, será possível comentar o porquê de sua escolha, qual a expectativa criada pela capa, além de registrar sua impressão sobre o título do livro.
Siga ao tópico que traz a imagem do livro que você leu e deixe seu comentário!

18 comentários:

  1. Yasmin Almeida Alvarenga10 de agosto de 2009 às 16:13

    O livro "Nove coisas e-mail que eu odeio em você" é muito interessante. Uma das partes fala sobre uma garota (Lis) que conheceu um garoto (Filipe) na festa da Geovana e eles começaram a namorar. Estava tudo indo bem até o dia seguinte na escola. Ela começa a notar coisas que irritam ela em Felipe e começa a mandar e-mail para ele se queixando do seu comportamento. No final do livro, Felipe retorna os e-mail falando uma meia coisa que odeia nela: que ela quer sempre mudá-lo e que ele não iria mudar. No dia seguinte a esse e-mail, eles estavam felizes de novo.
    Na segunda parte, já é diferente. Em vez de ser aq menina contando a história, é um menino. Eduardo começa a namorar Liliana na festa da Geovana. Ele começa a reclamar de Liliana através de e-mails. E mais 9 histórias correm pela internet. Como aconteceu na primeira parte, no final Liliana responde os e-mails com aquela mesma meia coisa. E agora, os dois casais estão felizes.

    ResponderExcluir
  2. O livro nove coisas e-mail que odeio em você é um livro muito legal divido em duas partes o do menino Eduardo e o da menina Lis.
    A parte sobre Eduardo que ele da seu primeiro beijo na festa da Geovana e começou a namorar Liliana ai Eduardo resolveu escrever os e-mail sobre as noves coisas que ele odeia nela.amanhã continum galera

    ResponderExcluir
  3. nathalia sa barreto pinto andrade13 de agosto de 2009 às 17:32

    O livro "Nove coisas e-mail que eu odeio em você" é muito divertido. É muito engraçado as coisas cinceras que edu e lis falam sobre os seus namorados. A forma de UM livro contar DUAS histórias e bem dinamico. É bem legal chegar no final de uma história e virar o livro de cabeça para baixo para ler a outra historia.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre ribeiro Pires15 de agosto de 2009 às 15:10

    O SOLDADO QUE NÂO ERA
    O soldado que não era é um um livro muito bom, que fala de uma mulher que se chamava Maria Quitéria de Jesus.
    Ela era uma mulher que se passou por homem, para poder ter a honra de lutar pela indepedencia da Bahia.
    Achei esse livro muito legal, pois era tudo verdade, e tambem achei Maria Quitéria muito corajosa por assumir esta incrivel tarefa.
    O motivo do titulo ser o soldado que não era, é porque não era soldado era uma mulher que se vestiu de soldado para poder lutar pela independencia da Bahia.

    ResponderExcluir
  5. "O Soldado Que Não Era" é um livro de intrigante leitura, possuindo também um pitoresco toque brasileiro, este encontrado apenas nas escrituras dos autores que são, no mais verdadeiro sentido da palavra, brasileiros.
    De forma a demonstrar o vasto conhecimento cultural do autor, o livro trata da história de Maria Quitéria de Jesus, uma importante personagem na história da Independência brasileira. Sua leitura se torna verdadeiramente interessante a partir de que "o soldado Medeiros" conhece seu dois outros amigos, estes quais importantes para a evolução restante da história. Na minha opnião pessoal, a capa dá uma lideira idéia de algo ilícito, se considerarmos que uma rosa e uma arma de fogo não coincidem em ponto nenhum. Achei que talvez este fosse o livro mais interessante para a leitura, já que tinha de ler algum. O título, que inspirou em mim uma forte idéia de aventura (esta qual eu perdi a medida que minha leitura do livro avançava, já que ele tem um tom mais histórico do que de aventura), foi um ponto crucial na minha escolha. Sinceramente, os outros títulos não me intrigaram nem um pouco, já que estou acustumado a um tipo de leitura muito mais avançada, os quais títulos como " Harry Potter" e " As Crônicas de Nárnia" se encaixam perfeitamente bem, pois coneseguem me manter entretidos em minha leitura por muito mais tempo do que os livros menores.

    ResponderExcluir
  6. A parte que mais me interessou no livro "O Soldado que não era " foi a parte em que os soldados da Independência brasileira estavam em guerra contra os portugueses na Pituba. De fato foi muito interessante o fato como o autor descreveu a batalha, porém, se o livro fosse escrito em primeira pessoa, contado do ponto de vista de Maria Quitéria, talvez pudesse ser mais rico em quesito de detalhes, não que estes não fossem bem apresentados no livro. Um fato importante que devo ressaltar aqui é que, se fizermos uma rápida pesquisa na internet, alguns dados não coincidem. Se quiserem checar de forma pessoal, estarei postando um link (atalho para página da internet) abaixo:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Quit%C3%A9ria

    ResponderExcluir
  7. Desculpem-me, professoras, mas me enganei no meu post (comentário) passado. Na verdade, o que postei não é um link (atalho para página da internet), e sim simplesmente o endereço da página. Se quiserem acessá-lá, copiem e colem o endereço.

    ResponderExcluir
  8. Desculpem-me novamente por não dizer o provável porquê da escolha do título do livro. Este qual, provavelmente foi escolhido pois, apesar de Maria Quitéria não ser realmente um "SOLDADO", ela estava vivendo naquele momento o que era ser um soldado.

    ResponderExcluir
  9. Ainda n comprei o Livros mais estou achando essse blog d+

    ResponderExcluir
  10. Professora, poderia dar um tempo menor entre as trocas entre os livros, pois eu já terminei a leitura e não tenho mais nenhum comentário a postar.

    ResponderExcluir
  11. Meus lindos, fico tão feliz com essa paixão pela leitura, e muito orgulhosa de ser pró de vcs!
    Parabéns!!!! O blog está lindo, rico em comentários e se vê que vocês escrevem com muita propriedade daquilo que lêem. Beijos a todos,
    Luciana Ramos.

    ResponderExcluir
  12. O livro "O Caminho da Paz" de Fernando Carraro fala sobre a violencia nas cidades grandes, bullying, etc.Também apresenta uma palestra de um sobrevivente à bomba atómica da Segunda Guerra Mundial e uma visita ao presídio da cidade. O personagem principal chamasse Luan, que descreve as historias. Eles criaram o projeto "Amigos da Vida e da Paz" que diz : "Nós lutaremos para que o verdadeiro sentido da paz esteja presente no dia-a-dia das pessoas, seja no lar, na escola, no trabalho, seja no trânsito, seja nos esportes.E que tudo aquilo que pregarmos aos outros sejamos nós os primeiros a testemunhar em nossos atos". É um livro muito interessante e todos deveriam ler!

    ResponderExcluir
  13. Nathália Sá Barreto Pinto Andrade31 de agosto de 2009 às 15:54

    "O Soldado Que Não Era" conta a história da independência da Bahia.
    A cada capítulo a história fica mais emocionante

    ResponderExcluir
  14. Nthalia Sá Barreto Pinto Andrade31 de agosto de 2009 às 16:04

    cheguei ao fim do livro "O Soldado Que Não Era" adorei a história,porem essa hisória parece que continua a cada dia importante que acontece na Bahia. Posso dizer que foi um dos mais curiosos e intrigantes livros que já li.

    Adorei muito o projeto da ciranda literaria!!!

    ResponderExcluir
  15. ééééééé... goostei ate um poco mas achei um pouco
    cansativo de ler, eu parava toda hora de ler mas o que não gostei foi q eu não achei q fosse dividido em 2 então li como um livro normal e li a parte da Lis mais vou contar o q intendi du livro : lis esperava pelo primero beijo.
    ai ela encontra Filipe ou (bico doce) na festa di uma tal de geovana ai eles começão a namorar dai o filipe disse q um tem q contá um pro outro o q gosta e não gosta no namorado(a)dai a lis começa a invia imails pra ele falando as 9 coisas e meio q ela odeia nele ..........

    ResponderExcluir
  16. Pró...já li "O último curumim",e achei super legal.Agora estou lendo:"Verônica e o fantasma de Canterville",e achei super legal,porque é um livro que Verônica combina para que seu melhor amigo passe um dia de sábado inteirinho na casa dela só que ele fica sabendo de última hora que vai viajar e corre para a casa de Verônica para avisa-la,e acaba dando um livro e um jogo cheio de mistérios,e amooo mistérios!!Amei o livro!!

    ResponderExcluir
  17. Eu comprei o livro "Verônica e os piratas da Malásia" , eu não queria ler ele pois pensei que era chato mais não quando comecei a ler me interesei. O livre fala sober um a menina que se acidentou , então recebe a visita de seus amigos e um dele deixa eu presente(UM JOGO DE COMPUTADOR).Então Verônia ficou curiosa pra jogar, ela começa a viver em um mundo virtual .

    Quando fiz as trocas dos livros escolhi oq eu queria "9 coisas e-mail que odeio em você" Amei esse livro ,conheci as coisas que um menino pode odiar em uma menina e que uma meninas pode odiar em um menino ,intesante a forma qual esse comunicava(e-mail),eles vivia em briga como qualquer outra casal normal ele com ciúmes ela achando isso chato...

    ResponderExcluir
  18. o livro nove coisas e e-mail que eu odeio em você é muito legal ele fala de uma garota que se chama liz e de um menino que se chama felipe e que eles começaram a namorar no aniversário de geovana, é uma típica história de amor.

    ResponderExcluir